Meia cebola picada em cubos
5 dentes de alho (ou mais se preferir) picadinho
2 colheres de sopa de óleo
Folhas de louro
Folhas de louro
Sal
Modo de Preparo:
Temperar de véspera as costelinhas à gosto (eu usei um p ouço de sal grosso e um pouco de shoyu, mas pode-se usar o tempero que preferir, o que tiver em casa). Coloquei o feijão de molho de véspera em água.
Colocar o óleo numa panela de pressão grande e refogar a cebola e o alho. Adicionar as costelinhas e refogar até dourar, acrescentar quantidade de água que baste para cozinhar e cozinhar na pressão por 40 minutos. Fritar a lingüiça e reservar (eu frito a lingüiça na própria gordura sem acrescentar óleo algum – para isso basta colocá-las na frigideira e acrescentar um pouco de água, ela vai cozinhar um pouco antes de começar a fritar, deixe a água evaporar toda restando a gordura que saiu da lingüiça, aí é só fritar até que fique moreninha). Abrir a panela e acrescentar o feijão, folhas de louro à gosto, e mais água caso necessário, e cozinhar por mais 20 minutos na pressão (isso se o feijão tiver ficado de molho, se não deixe por 30 minutos e a costelinha por 30 minutos ao invés de 40). Abrir a panela, acrescentar mais água caso tenha ficado com pouco caldo, juntar a lingüiça, ajustar o sal e ferver. Está pronto para servir.
Comentário: a costelinha fica desmanchando, se preferir um pouco mais consistente deixe cozinhar na primeira pressão por 20 a 30 minutos ao invés dos 40.
Se eu quizer cozinha cenoura, batata e mandioquinha junto na mesma panela.
ResponderExcluirFica ruim,pode estragar a sua receita?
Nunca tentei, não consigo imaginar, mas acho que pode acabar virando uma sopa com feijão. Mas ruim não deve ficar, mas vai ser outra receita.
ResponderExcluir