sexta-feira, 8 de junho de 2012

Farofa



500 g de farinha de mandioca
3 ovos
150 g de bacon
150 g de lingüiça cortada em rodelas
Meia cebola picada em cubos
5 dentes de alho picadinho
1 xícara de óleo
2 colheres de sobremesa de colorau
Meio pimentão verde picado em cubos
Cheiro verde picadinho
Sal

Modo de Preparo:

Em uma panela coloque o óleo para aquecer, frite os ovos, retire numa vasilha a parte e reserve. Frite a lingüiça no mesmo óleo, retire e reserve. Frite o bacon no mesmo óleo, retire e reserve. Coloque a cebola e o alho para fritar na mesma panela com óleo, quando estiver dourando junte o colorau. Despeje toda a farinha de mandioca na panela, ela ficará molhadinha pelo óleo aromatizado pelas frituras anteriores, mexa bem para que a farinha torre e se torne uma mistura homogênea, junte a lingüiça, o bacon e o ovo ainda misturando bem. Ajuste o sal. Apague o fogo junte o pimentão e o cheiro verde, misture tudo e está pronta para servir.

Comentário: farofa não é uma receita fechada e vai muito do gosto de cada um, daí é só se valer de suas preferências e criatividades. Pode-se acrescentar milho, azeitonas, cenoura ralada, aumentar a quantidade de ovo, etc. Só é preciso tomar cuidado com o ovo e o cheiro verde, o ideal é adicionar bem no final, já quando for desligar o fogo porque eles ressecam muito, não fica ruim, mas fica esturricado.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Costelinha de Porco com Feijão Branco




Ingredientes:

1 Kg de costelinha de porco
200 g de lingüiça calabresa ou paio cortada em rodelas
500 g de feijão branco
Meia cebola picada em cubos
5 dentes de alho (ou mais se preferir) picadinho
2 colheres de sopa de óleo
Folhas de louro
Sal

Modo de Preparo:

Temperar de véspera as costelinhas à gosto (eu usei um p ouço de sal grosso e um pouco de shoyu, mas pode-se usar o tempero que preferir, o que tiver em casa). Coloquei o feijão de molho de véspera em água.

Colocar o óleo numa panela de pressão grande e refogar a cebola e o alho. Adicionar as costelinhas e refogar até dourar, acrescentar quantidade de água que baste para cozinhar e cozinhar na pressão por 40 minutos. Fritar a lingüiça e reservar (eu frito a lingüiça na própria gordura sem acrescentar óleo algum – para isso basta colocá-las na frigideira e acrescentar um pouco de água, ela vai cozinhar um pouco antes de começar a fritar, deixe a água evaporar toda restando a gordura que saiu da lingüiça, aí é só fritar até que fique moreninha). Abrir a panela e acrescentar o feijão, folhas de louro à gosto, e mais água caso necessário, e cozinhar por mais 20 minutos na pressão (isso se o feijão tiver ficado de molho, se não deixe por 30 minutos e a costelinha por 30 minutos ao invés de 40). Abrir a panela, acrescentar mais água caso tenha ficado com pouco caldo, juntar a lingüiça, ajustar o sal e ferver. Está pronto para servir.

Comentário: a costelinha fica desmanchando, se preferir um pouco mais consistente deixe cozinhar na primeira pressão por 20 a 30 minutos ao invés dos 40.